Hoje vamos falar sobre um assunto que é muito comum nas residências: entupimentos. Essas situações podem ocorrer por diversos problemas. Restos de comida na pia ao lavar a louça, cabelo que cai todos os dias durante o banho, papel higiênico e até mesmo objetos que deixamos cair na privada por descuido podem causar grande dor de cabeça.

Como resolver o problema? Em situações em que a obstrução da tubulação é muito grave, o ideal é contratar um profissional como encanador ou um bombeiro hidráulico.

Fato é, a situação é incômoda pelo seu mau cheiro, transtorno e nem sempre conseguirmos encontrar um profissional a disposição para nos atender na hora em que mais precisamos.

Mas calma, nem tudo está perdido. Até que você encontre um profissional para resolver o seu problema, em situações emergenciais podemos resolvê-lo em casa facilmente e com rapidez. Para isso, separamos algumas dicas caseiras para te ajudar. Mas a primeira coisa é saber como prevenir.

Dicas para prevenir entupimentos

Destacamos nesse artigo, algumas atitudes corriqueiras que muitas pessoas cometem e que podem causar muita dor de cabeça e entupimentos das tubulações de sua casa. Confira!

Não jogue resto de comida e óleo na pia

Um local da nossa casa que é comum precisar de reparos é a cozinha. Quando o assunto é entupimento então, o motivo é recorrente: descarte de comida e óleo.

Assim, quando é realizado esse tipo de atitude a pia entope, causando muita dor de cabeça. Há soluções para isso que além de não entupir a sua pia também irá contribuir para o meio ambiente. Uma delas é doar seus óleos em postos de coletas, atualmente existem cidades que prestam este tipo de serviço. Com essa matéria prima é possível produzir sabão e outros produtos. Busque um ponto próximo a você e pare de sofrer com entupimentos desnecessários.

Já em relação à comida, deixe a preguiça de lado e separe um lixo apenas para descartes de orgânicos. Você pode até reaproveitá-lo como adumo orgânico no sue jardim, por exemplo. 🙂

Não faça do vaso sanitário uma lixeira

Fazer do vaso de lixeira é um hábito bastante comum em países desenvolvidos, como os Estados Unidos. Mas muitos brasileiros se esquecem que a rede de esgoto daqui não está preparada para isso. Logo, o resultado é entupimento da rede de esgoto e muito dor de cabeça.

Dessa forma como modo de prevenção para evitar entupimentos a melhor opção é utilizar um lixo comum para papéis, absorventes e afins.

Evite deixar fios de cabelo no ralo

Ao lavamos nosso cabelo muitos fios vão embora junto com a água. Normalmente ele fica preso no ralo. Imagine em uma casa com quatro pessoas e todas elas lavam os cabelos em um mesmo dia. Agora imagina o quanto de cabelo vai para o ralo… Pois é, normalmente, boa parte dos fios ficam presos no ralo, o ideal é que eles sejam removidos de la, para que não entupa a tubulação.

Maneiras de desentupir tubulações em casa

Existem muitas dicas caseiras, a maioria delas herdadas de nossas avós que são de grande valia na hora de desentupir pias, privadas e tubulações de modo geral. Por isso, confira as dicas que separamos.

Água fervente

Começaremos com uma dica infalível e muito simples: Água quente para desentupir a pia. Uma vez por mês, é aconselhável derramar uma panela de água fervente através da pia para eliminar a gordura acumulada, evitando engarrafamentos.

Bicarbonato de sódio e vinagre

Uma excelente forma de desentupir o seu encanamento sem precisar de muito esforço físico nem precisar desmontar o cano ou sifão é utilizando uma mistura de bicarbonato e vinagre.

A mistura dos dois elementos causa uma forte efervescência que é capaz de desgrudar placas de gordura e outros dejetos que podem estar obstruindo o cano.

Para realizar o desentupimento com esses produtos basta colocar 2 colheres de bicarbonato dentro do cano entupido e logo depois jogar vinagre. Quando a mistura começar a efervescer cubra o cano com um pano quente e deixe agir por 25 minutos. Logo após jogue água fervente para terminar o trabalho.

Um pedaço de arame pode resolver muitos problemas

Muitos entupimentos podem ser causados pelo acúmulo de objetos dentro do cano, isso acontece principalmente com ralos que facilmente são entupidos por fios de cabelo e outros objetos semelhantes.

Quando o entupimento for causado por esse tipo de material, procure resolver com um simples pedaço de arame.

Faça um ganchinho com uma das pontas do arame e enfie no ralo ou na pia do banheiro (lugares que mais sofrem com esse tipo de obstrução) e tente puxar o objeto para fora com movimentos leves e repetidos.

É uma solução simples e prática, mas não funciona para qualquer caso. É preciso ter paciência se não der certo nas primeiras vezes.

No entanto, você pode manter boas práticas e ainda assim não estar livre de entupimentos. Nestes casos, o problema pode ser maior. Talvez a instalação do encanamento seja ruim, tenha pouca inclinação ou não tenha sido feita corretamente. Se o problema se repetir com frequência, é possível que seja necessário rever a instalação e fazer as devidas mudanças, sempre realizadas por profissionais.

Outras causas são as raízes de plantas ou árvores, porque ao longo do tempo pode causar problemas nos tubos. Além disso, os resíduos de sabão das máquinas de lavar roupa e louça podem ser responsáveis ​​pelo entupimento e, simplesmente, pela passagem do tempo.

Manter um sistema de manutenção periódica é a principal forma de evitar gastos e problemas com sua casa.

Gostou das dicas? Não deixe de compartilhar! 🙂

WordPress Video Lightbox