Se você é uma pessoa ansiosa, sabe que se sentir nervoso e estressado é esmagador e até mesmo debilitante. Infelizmente, é comum que nossos animais também de estimação sintam ansiedade e, assim como ocorre com os humanos, existem vários graus e manifestações de emoções.
Você já parou para pensar como é a interação entre você seu animal de estimação? Qual o tipo de atividade que vocês realizam diariamente? A agitação em cães podem ser devido a diversas razões, mas especificamente é mais comum o tédio ou a falta de estímulo.
Pode ser extremamente difícil para qualquer pai ou mãe de pet, observar seu peludo sofrer de ansiedade. Sabemos que você faria qualquer coisa por ele, mas acalmar um bichinho ansioso não é tarefa fácil.
Fique tranquilo, você não é o único nessa situação. Existem cada vez mais tutores de cães com temperamentos parecidos com o do seu cãozinho elétrico. Por isso, hoje contaremos nesse post como identificar se o seu bichinho está estressado além do normal e você pode acalma-lo.
Sintomas de agitação em cães
Os sintomas de agitação variam dependendo da causa. Seu cão pode:
Rosnar:
Morder;
Fugir;
Evitar carinho;
Apresentar depressão;
Ele pode desenvolver também agitação comportamental ocasionadas por dor, doenças, alergia, pulgas, mudança de comportamento em ambientes estranhos ou outros diagnósticos semelhantes que podem levar a mudança de comportamento. O tipo de agitação que seu cão exibe, pode ser causado por inúmeras adversidades dependendo de como ele está se comportando. Por isso, fique atento ao comportamento diário que eles apresentam.
Como acalma-lo?
Se você prestar atenção nos sinais que seu cachorro apresenta, perceberá que existem várias formas de você prevenir e corrigir comportamentos agressivos. Vamos listar aqui algumas dicas pra te ajudar nessa missão!
Dê a ele alguma tarefa
Se o cão tem grande energia acumulada, uma atividade intensa é uma excelente maneira de redirecionar o foco de sua tensão. Hiperatividade em cães pode vir tanto de uma necessidade psicológica quanto física. Exercícios físicos ou jogos como correr atrás da bola ou saltar, são táticas que o ajudará a gastar mais energia. Uma vez queimada toda essa energia, ele ficará mais tranquilo, relaxado e terá mais horas de sono 🙂
Passeios
Além dessas dicas, é aconselhável que você possua um profissional para passear com seu pet e exercitar, pelo menos, uma vez por semana, além de um adestrador para ensinar bons modos e deixá-lo mais educado. No Clicaaí você encontra tanto passeadores quanto adestradores de cães, solicite um orçamento e receba o contato dos profissionais mais próximos da sua região.