Apesar do termo ser desconhecido para muitas pessoas a economia colaborativa tem se tornado cada vez mais tendência. Você deve ter participado dela mesmo sem saber.

Já emprestou uma furadeira para o seu vizinho ou cuidou do cachorro dele enquanto ele estava viajando? Já pegou uma carona ou emprestou uma roupa para a sua amiga? Desde de atitudes simples até empresas globais, todos estão aderindo à Economia Colaborativa.

Essa moda de compartilhar bens e serviços está abrindo espaço para a criação de novos negócios de dividir e emprestar ao invés de acumular.

O acesso é mais importante que a posse

Em tempo de crise e desemprego, há tendência de maior procura por mecanismos colaborativos e mais baratos do que serviços tradicionais.

Nesse sentido, o contexto digital vem favorecendo a formação de redes colaborativas cada vez mais conectadas.

Assim, a economia colaborativa representa a concretização de uma nova percepção de mundo.

Formas alternativas de ganhar dinheiro através da colaboração

A economia colaborativa evidencia o entendimento de que, diante de problemas sociais e ambientais que se agravam cada vez mais, o compartilhamento deve necessariamente substituir o acúmulo.

Todos os dias milhões de pessoas se conectam para compartilhar vídeos, fotos e notícias. Mas esse compartilhamento não se restringe apenas ao ambiente virtual da internet.

No mundo real compartilhar alguma coisa em vez de comprá-la tem conquistado muitos adeptos.

Imagine que de um lado está quem tem um quarto sem uso dentro de casa, uma bicicleta encostada na garagem ou uma furadeira esquecida na dispensa. Do outro, existe quem precisa de um quarto para alugar, uma bicicleta para andar de vez em quando e uma furadeira para pendurar um quadro na parede.O papel da economia colaborativa é juntar essas pessoas.

Nesse sentido, a economia colaborativa é uma forma de usar a tecnologia para incentivar as pessoas a negociarem entre elas. Contudo, sem aquela história de compre e leve pra casa.

No modelo da colaboração as pessoas compartilham, emprestam e ganham dinheiro com isso. Até porque, hoje ninguém precisa possuir algo, mas sim ter acesso.

Repensar o modo como a gente vive

Em meio a uma profunda crise de confiança nos modelos convencionais, sejam instituições públicas, governos, partidos políticos, marcas e até empresas tradicionais, as pessoas estão buscando por alternativas colaborativas a partir dessa lógica do acesso.

Estamos em um momento de transição entre o fim desses antigos modelos convencionais e o início de novos modelos muito mais abertos a colaborarem e a compartilhar.

A economia colaborativa contribuiu para uma série de transformações tanto no modo como as pessoas se relacionam entre si, quanto a maneira como elas se relacionam com o mundo.

Essas mudanças são perceptíveis em diversos aspectos seja na educação, nas novas relações de trabalho (mais humanas), na alimentação e na valorização do pequeno produtor rural, bem como do trabalhador autônomo e prestador de serviços convencionais.

As pessoas já entenderam que é possível gerir negócios e ganhar dinheiro para se sustentarem através da colaboração.

Hoje, o sujeito que está insatisfeito com o seu emprego pode sair dali e viver um modelo no qual ele mais acredita, de uma forma economicamente sustentável e colaborativa.

Logo, é possível ganhar dinheiro fazendo isso e trabalhando de maneira independente.

Preparamos um conteúdo matador com dicas infalíveis para empreendedores e trabalhadores autônomos. Clique aqui e aprenda a ser um Empreendedor Digital para ganhar dinheiro online.

Por que aderir a economia colaborativa?

Como vimos nesse artigo, a economia colaborativa está sendo uma alternativa para conseguir renda diante do desemprego.

A internet está repleta de oportunidades que estão à espera daqueles que querem ter o seu próprio negócio e ganhar dinheiro trabalhando de maneira independente.

O compartilhamento é uma tendência que faz muito bem tanto para os negócios quanto para o planeta. Todo mundo passa a usar menos matéria prima para produzir, gastam menos, produzem menos lixo, se relacionam mais e podem ter uma renda extra trabalhando de maneira autônoma.

Que tal alugar alguma coisa que tenha aí? Ou contratar e oferecer algum serviço e aderir à economia colaborativa?

Conheça uma plataforma que se configura ao modelo da economia colaborativa e que conecta centenas de profissionais de diversas áreas a milhares de clientes.

Nela, você anuncia os seus serviços, encontra uma infinidade de profissionais e escolhe a opção que melhor se encaixa em suas necessidades. Clique aqui e participe você também dessa tendência e veja como transformar o seu negócio.

WordPress Video Lightbox