Você já percebeu que os empregos tradicionais sofreram mudanças radicais nos últimos anos?
Jornalistas não estão mais presos nas redações ou na rua com bloquinho e caneta nas mãos, assim como não cabe mais aos designers apenas criar peças gráficas. Com o desenvolvimento de ferramentas digitais de criação e inovação o mercado ficou mais exigente e competitivo. Com isso, apareceram novas profissões que transformaram as relações de trabalho.
Isso nos faz pensar também, o que há por vir? Qual melhor caminho a seguir no mercado? Qual a próxima área será transformada pela tecnologia? Qual área focar nos próximos anos?
É melhor se preparar e se informar para não perder oportunidades e fazer a escolha certa.
Pensando nisso, preparamos uma lista com 7 profissões freelancers que são e continuarão sendo tendência nos próximos anos que você deve apostar hoje. Confira!
Tecnologia e criação são áreas que você deve apostar
O mundo está cada vez mais digital e devemos ficar atentos a ele para não ficarmos desatualizados. Já assistiu aquele filme Os Estagiários? Nele, dois homens de 40 anos, Billy (Vince Vaughn) e Nick (Owen Wilson) são surpreendidos quando perdem o emprego e acabam enfrentando vários problemas financeiros. Assim, eles se inscrevem para uma seleção de estágio no Google, mesmo sem garantia de contratação eles vão em direção ao desconhecido, tendo que lidar com a grande diferença de idade em relação aos seus concorrentes.
O filme é cômico, mas tem uma lição interessante: devemos estar preparados à mudanças sempre, além de termos em mente que a tecnologia estará cada vez mais em diversas áreas de nossas vidas, cabendo a nós a ADAPTAÇÃO! O objetivo deste artigo é listar algumas profissões do futuro que envolvem áreas de criação e inovação que estão em alta, de acordo com o Treinamento de Marketing Digital – Cresça com o Google que a equipe do Clicaaí participou! Na verdade, o futuro já está acontecendo, então, conheça as profissões e veja se suas competências estão alinhadas:
Desenvolvedor Web
São e ainda serão, por muito tempo, profissionais valorizados no mercado, pois fazem parte do grupo que cria os novos sistemas que automatizam processos na web. A capacidade de gerenciar as enormes quantidades de dados que processamos individualmente a cada dia, identificar padrões e dar sentido a tudo isso, é algo cada vez mais demandado.
Áreas como Desenvolvimento de Software, Analista de Sistemas de Computação, Analista de Pesquisa de Mercado e o Especialista em Marketing, que também exigem essas habilidades analíticas, aumentarão significativamente a demanda pelas empresas.
Cientista de Dados
Com conhecimentos científicos e um olhar analítico, o cientista de dados é o profissional capaz de organizar, decifrar e extrair informações estratégicas a partir da quantidade gigantesca de dados que as empresas tem gerado nos últimos anos.
Com ainda poucos profissionais especializados no mercado, os salários oferecidos estão nas alturas e o campo de trabalho está mais do que aquecido.
Marketing Digital
Muitas empresas estão migrando seus serviços para o espaço digital, mas não sabem fazer isso de forma adequada para obter sucesso. Nesse momento o ideal é o analista de marketing.
O profissional de Marketing Digital tem a missão de entender o público alvo da empresa para a qual trabalha, desde seus hábitos de desejo e consumo e, com isso em mãos, desenvolver ações para alavancar as vendas de um produto ou melhorar a imagem de uma instituição na internet. Também pode fazer estudos de mercado para definir o posicionamento mais adequado de determinado produto ou serviço nas redes.
Analista de Mídias Sociais
São eles que alimentam as páginas do Facebook, Instagram e outras redes sociais. Estudam o comportamento dos usuários nesses espaços e estabelecem o melhor jeito de se comunicar com o público.
O analista de mídias digitais sabe exatamente como se vender, como interagir com o público, como reagir em caso de repercussões negativas ou crises, o que é politicamente correto e o que deve ser evitado. Nos últimos anos, as redes sociais passaram a ocupar um espaço imenso nas nossas vidas. Hoje, os profissionais dessa área são disputados e têm um mercado bastante diverso à sua disposição.
Especialista em e-Commerce
Comprar online está cada vez mais interessante para o consumidor. As e-commerce, lojas online, é o modelo de negócio que está em alta e a tendência é só aumentar. Mas com tantas lojas virtuais concorrendo na internet, será fundamental se destacar cada vez mais para chamar a atenção dos clientes. Por isso, o profissional dedicado em e-Commerce terá um longo tempo de vida no mercado.
Analista de User Experience
Responsável por garantir a lealdade e satisfação do cliente, realizando melhorias na usabilidade e engajamento da plataforma digital. Ele verifica se um site ou aplicativo está de acordo com o que o seu público-alvo espera. Faz recomendações para tornar a experiência do usuário cada vez melhor.
Influenciadores Digitais
“Oi meninas tutu pom“? Esse é o bordão de uma das influenciadoras digitais mais conhecidas da internet: A Blogueirinha de Merda. Desde que a influenciadora ganhou destaque nas redes sociais, a célebre frase também se tornou o bordão oficial dos influenciadores.
Os influenciadores digitais são aquelas pessoas que tem muitos seguidores nas redes sociais e se transformaram, com o avanço da tecnologia, em formadores de opinião, criadores de tendência de consumo e promotores de marcas. É uma atividade ainda muito nova, que começou com blogs e hoje encontra nas redes sociais mais populares, como o Instagram, Twitter e YouTube.
Existem influenciadores digitais em política, moda e beleza, tecnologia, viagens, estilo de vida, decoração, enfim, em tudo o que você possa imaginar.
Qual a sacada?
A sacada aqui é pensar nas carreiras que envolvem criatividade e relacionamento. Isso porque são funções que a inteligência artificial ainda não consegue reproduzir com precisão. Além disso, os profissionais preparados para interagir com as máquinas também terão o seu lugar no mercado.
As mudanças que estão acontecendo são positivas tanto para profissionais quanto para os consumidores. Em todos os casos, o resultado é menor custo para o consumidor, mais transparência e agilidade nos serviços e oportunidades de recolocação no mercado. Empregos simples estão cada vez mais deixando de existir, mas eles estão dando lugar para empregos que promovem avanço social que trazem qualidade de vida paras as pessoas.
Por isso, fique ligado nas tendências, mantenha-se atualizado e conheça as plataformas digitais para não ficar de fora das tendências do mercado 🙂