Uma das cidades mais carismáticas do Brasil, Belo Horizonte mistura a modernidade de uma grande capital com jeitinho de cidade do interior. Localizada entre montanhas, rodeada por cachoeiras e cidades históricas, a capital de Minas Gerais conta com valioso patrimônio arquitetônico que mistura construções clássicas e as linhas curvilíneas de Oscar Niemeyer. Suas praças dividem o espaço com museus que guardam relíquias de Minas, como o Museu Mineiro, que conta a história do estado.

E que tal um cafezim com pãozim de queijo? Para você que vai assistir aos Jogos da Copa América 2019 em Belo Horizonte, listamos alguns dos pontos turísticos da capital que você precisa conhecer.

Praça da Liberdade

Mais cedo ou mais tarde, durante os dias que você estiver hospedado em Beagá, com certeza passará pela Praça da Liberdade. Inspirada no estilo parisiense e europeu é um Xodó para os Belo-horizontinos. É na Liberdade onde os moradores da região do centro e da Savassi saem para correr, passear com o cachorro ou só para lembrar de como a cidade é bonita mesmo.

É possível passar uma tarde agradável por lá, e conhecer os museus e o design moderno do Edifício Niemeyer contrastando com as construções do século 19, como o Palácio da Liberdade, um dos cartões postais da cidade.

Todos o museus ao redor da praça são abertos para visitação e entrada gratuita.

Mercado Central

Entre temperos, aromas e sabores encontramos no Mercado Central todas as características mais marcantes da cultura mineira. Queijos, doce de leite, cachaça, pimenta, ervas e muita cerveja. Também é um ótimo lugar para você comprar utensílios domésticos, artesanatos e experimentar a culinária regional.

Com mais de 8 décadas de vida, o Mercado Central tem mais de 400 lojas e os seus corredores guarda grandes memórias e muitas histórias para se contar. Diariamente ele atrai milhares de visitantes de todo o Brasil e do mundo e, ao mesmo tempo, um ponto de encontro para quem vive na cidade.

Pão de queijo

Reprodução/ giphy.com

Complexo Arquitetônico da Pampulha

Projetado por Oscar Niemeyer, a convite do então prefeito Juscelino Kubitschek, o Complexo Arquitetônico da Pampulha visava a modernização arquitetônica de Belo Horizonte. Projetado para ser o mais belo bairro do Brasil o Complexo Arquitetônico é hoje um Patrimônio da Humanidade.

As construções, que contornam a lagoa viraram símbolo da cidade, em especial as obras deixadas pelo combo Oscar Niemeyer, Burle Marx e Candido Portinari, cujas construções são da década de 40: A Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha, que era um cassino e a Casa do Baile. O nome “Complexo” pode parecer que eles estão próximos, mas na verdade eles estão pontilhando o perímetro da Lagoa da Pampulha com 20 quilômetros de extensão.

Todos eles tem entrada gratuita, mas são bonitos mesmo por fora encaixados à paisagem da lagoa. Pega uma bicicleta e vai curtir a lagoa da forma como ela deve ser apreciada – Ao ar livre. 🙂

Praça do Papa

“Que belo horizonte!”. Esta frase foi dita pelo Papa João Paulo II, diante da paisagem vista da Praça Israel Pinheiro, no alto das Mangabeiras. Depois da missa campal, realizada pelo pontífice em 1980, passou a ser chamada de Praça do Papa, uma das vistas mais belas da cidade.

Cercada pela Serra do Curral e pelo Parque das Mangabeiras projetado por Burle Marx, a praça do Papa é um ótimo lugar para ver o por do sol e apreciar a vista panorâmica da cidade.

Roteiro ideal para conhecer Belo Horizonte durante a Copa América 2019

Foto: Reprodução/TV Globo

Belo Horizonte vai muito além de suas limitações geográficas, o horizonte é belo e merece ser apreciado além da capital. Por isso, acrescentamos a esse roteiro outros lugares encantadores na região metropolitana ou próximos a ela que você não pode deixar de conhecer. 

Instituto Inhotim

Localizado na cidade de Brumadinho, há 60 quilômetros de Belo Horizonte, o Inhotim é o maior museu a céu aberto do mundo. Ele abriga relevante acervo de arte contemporânea e coleção botânica reunindo espécies raras de todos os continentes.

O Inhotim a primeira vista parece um parque comum, mas ele vai além do que aparenta. Nele, artistas plásticos de todo o mundo foram convidados a conhecer a biodiversidade da região, a cultura do povo local e criaram obras de arte contemporânea para não só admirar, mas também para refletir a relação do homem com a natureza.

Roteiro ideal para conhecer Belo Horizonte durante a Copa América 2019

Foto: Fábio Pires

Desde 2015, o museu é palco de um importante evento turístico, o MECAInhotim levando milhares de pessoas para Brumadinho. Nesta edição de 2019, o festival contribuiu para viabilizar ações de impacto positivo na região em um momento tão delicado deixado após o rompimento da barragem da Vale. Entretanto, vale ressaltar que o parque não foi atingido pela lama. O Inhotim é a esperança para os moradores de que a cidade de Brumadinho ainda continua viva.

Um passeio para se fazer em qualquer situação, com crianças, em casal, entre amigos ou até mesmo sozinho.

Cidades históricas

Conhecer as cidades históricas de Minas é como viajar no tempo, um jeito encantador e inesquecível de conhecer e entender melhor a história do Brasil. Por isso, se você tem mais dias em Belo Horizonte, selecionamos algumas cidades históricas que você precisa conhecer.Tem opções de transporte com preços em conta para fazer um bate e volta, então não se preocupe porque em um dia, é possível conhecer mais de uma cidade. Confira!

Sabará

Há alguns quilômetros da capital mineira, encontramos a pacata cidade de Sabará, uma verdadeira relíquia religiosa. Com mais de 300 anos de história, Sabará se destaca pela riqueza cultural e pelas belezas da arquitetura, que remetem ao período do ciclo do ouro. Destaque também para os eventos gastronômicos, que ressaltam os ingredientes locais e são imperdíveis.

Santuário do Caraça

Imponente, cercado pela floresta preservada que reúne paz e tranquilidade, lá está ele, o Santuário do Caraça. Fundado em 1974, o santuário reúne muita história para as cidades de Catas Altas e Santa Bárbara. Além do conjunto arquitetônico, a região do Caraça abriga também rica biodiversidade no Parque Natural do Caraça, com trilhas que levam à cachoeiras, piscinas naturais e grutas.

Mariana

Primeira Vila, primeira cidade e capital de Minas Gerais Mariana fica bem pertinho de Ouro Preto, aproximadamente 15 quilômetros. Caminhar por suas ruas nos leva a outros tempos. O ritmo lento da cidade, toda cercada por verde faz os turistas se sentirem em uma interessante viagem na história.

As principais atrações de Mariana são as igrejas históricas, como a Igreja de São Francisco, com pinturas do Mestre Ataíde importante artista do barroco Rococó.

Roteiro ideal para conhecer Belo Horizonte durante a Copa América

Foto: Anthony Fernandes

Ouro Preto

A antiga cidade de Vila Rica foi palco da incansável corrida do ouro. Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Ouro Preto é o berço da inconfidência mineira.

Ouro Preto guarda um rico conjunto arquitetônico, presente em cada detalhe das igrejas, vielas, ladeiras e museus. O centro da cidade, mantêm vivas as construções da época, que dão um charme para o local, e atrai turistas do mundo todo. Visitar Ouro Preto, é fazer uma viagem no tempo, e conhecer as raízes brasileiras.

Foto: Anthony Fernandes

A grande maioria das pessoas visitam Ouro Preto atrás do turismo histórico, porém, muitas nem sabem do grande ecoturismo que a cidade oferece. Nela, e na região, existem diversas opções de belezas naturais, pouco exploradas. Entre elas, destacamos o Parque das Andorinhas cheio de trilhas que dão acesso para lagos, rios e cachoeiras, e a Janela do Céu, no Parque Estadual do Ibitipoca são locais que valem a pena conhecer.

Congonhas

Em congonhas você vai encontrar as obras de um dos maiores artistas do estilo barroco: Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O artista, dedicou sua vida esculpindo obras em seu estilo único. O conjunto arquitetônico guardado pela cidade encanta turistas e religiosos.

Visitar Belo Horizonte e região é mergulhar-se na cultura, é fazer uma viagem no tempo, caminhando por ruas e construções da época colonial do Brasil. Cidade imperdível para quem gosta de arte, turismo histórico e religioso.

Deixe-se levar pelo charme da cidade, e curta cada segundo de Minas Gerais.

Gostou desse guia?

Esse guia foi útil para você? Compartilhe com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo 🙂

WordPress Video Lightbox