“O outono é sempre igual”, já dizia a dupla mais famosa entre o adolescentes no início dos anos 2000, Sandy & Júnior. E eles estavam certos. Estamos próximos da estação do ano mais propícia para se contrair doenças, o inverno. A época traz um clima mais frio e com um tempo mais seco. Sabe o que isso significa? Novas ameaças ao seu animal.

Nessa época, as doenças de inverno – respiratórias e articulares – tendem a atingir os pets, assim como as doenças crônicas podem se agravar.

Por mais que a brusca mudança do clima e da umidade do ar sejam um desafio e tanto, é possível que você tome algumas medidas preventivas muito importantes para manter a saúde do seu animalzinho.

Preparamos um guia completo com as principais doenças de inverno que atingem cães e gatos, como identificá-las e quais procedimentos você deve tomar.

O cão e o inverno

O inverno pede atenção intensa aos cães mais idosos e filhotes. Afinal, eles têm o organismo mais fraco e baixa imunidade. Por isso, atenção para algumas doenças: Traqueobronquite infecciosa.

Se você tem cachorro em casa, provavelmente já deve ter escutado do veterinário que o seu cãozinho esteja com “Gripe Canina” ou “Tosse dos Canis”. É a Traqueobronquite. Mas que doença é essa?

É uma infecção respiratória que pode resultar em perda de apetite e muita tosse, em alguns casos acompanhado de sangue. Se não tratada, pode gerar complicações mais graves e levar o animal à óbito.

Gripe

O inverno é a época do ano que aumentam as taxas de animais que apresentam sinais clínicos como letargia (perda temporária da sensibilidade e dos movimentos), febre e tosse.

Apesar de muitas vezes serem associados a um problema corriqueiro, essas enfermidades atingem os animais de modo intenso e perigoso.

Os cachorros também sofrem com o inverno

Reprodução/ giphy.com

Pneumonia

Muitas vezes é resultante de um quadro de gripe que não foi tratada corretamente.  Assim como para os humanos, a pneumonia representa um grande perigo para os Pets.

Depressão

Quem não fica mais borocoxô no inverno não é mesmo? Pois é, assim como em seres humanos, a depressão também se manifesta em cães, mas nem sempre é fácil identificar. A depressão canina pode ter várias causas desde a mudanças de ambientes e em sua rotina como também mudanças bruscas de temperatura.

Os sintomas variam entre falta de apetite, tristeza e isolamento. O amor e carinho são os melhores remédios para a depressão.

Depressão também atinge os cães

Reprodução/ giphy.com

O Bichano e o inverno

Os gatos também não fogem dos problemas do tempo mais frio e o ar mais seco. Fique atento principalmente às seguintes doenças:

Rinotraqueíte viral

A doença tem o nome bem estranho, mas os sintomas são bem fáceis de notar. Normalmente, vem acompanhada de muitos espirros, secreções, úlceras orais e, em casos mais graves, o animal começa a expelir sangue pela boca.

Embora a Rinotraqueíte tenha tratamento, ela deve ser diagnosticada e tratada logo no início.

Asma

Comum em gatos, a asma aparece quando os canais do pulmão se estreitam e inflamam, o felino apresenta grande dificuldade de respiração e barulho ao respirar, além de tosse.

Reprodução/ giphy.com

Se o seu pet apresentar sintomas de alguma doença citada, um veterinário deve ser consultado para analisar o melhor tratamento para o seu animalzinho. Mas sabemos que com a correria do dia a dia, as pessoas não têm muito tempo para levar seus animais até o veterinário ou de procurar um bom profissional. Por isso, temos uma dica para você!

Não seria prático ter um aplicativo no seu celular que te possibilitasse encontrar uma lista de veterinários mais próximos de você e que atendesse na sua casa? Então, saca só nessa dica. O Clicaaí é um aplicativo que reúne as funcionalidades dos principais aplicativos de prestação de serviços do mundo. Nele, há uma um espaço dedicado apenas para contratação de profissionais especializados para os pets.

É uma forma prática, econômica e segura para se contratar um profissional especializado para cuidar da saúde do seu melhor amigo. Gostou da dica? Então não ignore as anormalidades que seu cachorro ou gato possa apresentar, corra pro Clicaaí e encontre um veterinário pelo aplicativo.

WordPress Video Lightbox