Atualmente os pacientes tem acesso a mais informações e exige muito mais que a 30 anos atrás. Além disso, eles estão mais preocupados com a saúde de modo geral.
O Google passou a ser a primeira opção na hora de pesquisar sintomas e buscar por especialistas bem avaliados. Isso significa que os médicos e demais profissionais da saúde precisam ter uma presença online forte para que os pacientes os conheçam.
Mas, como montar um planejamento de marketing médico sólido e, ao mesmo tempo, cuidar dos seus pacientes? Quais os meios para se fazer isso? O que pode ou não pode fazer?
Veja a resposta para estas e outras indagações neste guia completo que preparamos para você!
Como montar um planejamento de marketing médico sólido tendo em vista a sua rotina?
Os benefícios do marketing médico são muitos, mas no meio de tanta informação sobre o assunto você pode se perguntar “como colocar essas ações em prática”?
Para isso, procure profissionais especialistas em marketing para que eles possam traçar estratégias bem definidas e ajustadas com seu objetivo. E tenha em mente, que para obter sucesso você deve participar do planejamento e execução do marketing ativamente. Não adianta deixar na mão dos profissionais, sem que você supervisione se o seu objetivo está alinhado com as estratégias. Vocês têm que trabalhar em conjunto.
Saiba como obter sucesso no marketing médico
Tomar a iniciativa de investir em marketing médico para sua clínica ou consultório, é um grande passo! A internet está sempre inovando, sua clínica ou consultório também deve acompanhar essa evolução.
O marketing médico é uma das chaves do sucesso da comunicação constante, e de resultados.
Site/ blog
Como dito anteriormente, o Google passou a ser a primeira opção para as pessoas pesquisarem seus sintomas. Por esse motivo, ter um site bem estruturado, com designer responsivo, conteúdos relevantes e atualizado é uma maneira ótima de capturar clientes.
Imagine se alguém pesquisar no Google “sintomas de dor de cabeça”, por exemplo, você poderá aparecer nos resultados de busca com informações relevantes e confiáveis.
Email marketing
Não deixe que o relacionamento entre você e seu paciente termine na consulta. Mantenha contato com ele.
Por meio de newsletter, você fideliza o público e ajudá-lo de forma personalizada, enviando dicas e conteúdo relevante segundo os interesses dele.
Mantendo contato constante seu paciente se sente mais próximo e ele indicará você para outras pessoas. Isso faz parte de uma estratégia de marketing chamada “boca a boca”.
Redes sociais
As mídias sociais oferecem outra maneira de promover marketing “boca a boca” e ampliam mais pessoas, devido ao grande alcance que as redes sociais tem.
O fator mais relevante nesse meio de comunicação é manter um perfil sempre ativo. Faça posts educacionais sobre a sua área, compartilhe artigos e anuncie novidades sobre a sua clínica ou consultório. Assim, além de atrair mais pessoas para o seu consultório, é a oportunidade perfeita para mostrar todo seu conhecimento e domínio sobre sua especialidade.
Aplicativos para encontrar e ser encontrado pelos pacientes
O uso de aplicativos para facilitar tarefas diárias tornou-se comum entre os brasileiros. A tecnologia descomplicou os processos e hoje usamos aplicativos para pedir comida, solicitar transportes ou até mesmo, encontrar serviços e profissionais em diversas áreas, inclusive na área da saúde.
Existem diversos aplicativos que te auxiliam a ter mais visibilidade, encontrar mais pacientes e acompanhar o que eles dizem sobre seu atendimento.
5 erros que devem ser evitados na estratégia de Marketing Médico
Para fazer o marketing médico ético, é importante se atentar as diretrizes segundo o CFM (Conselho Federal de Medicina).
Para que você não cometa erros na hora de divulgar sua clínica ou consultório, preparamos uma lista com alguns dos principais cuidados que se deve ter ao fazer marketing médico. Ficou curioso? Então, continue a leitura e acompanhe os próximos tópicos!
Anunciar especialidades que o você não tem
Mantenha sua estratégia de marketing médico bem clara e realista. Exagerar para ganhar maior atenção de seu público não é algo bem-aceito no CFM.
Dizer coisas como “meu consultório é o melhor nessa área” ou “aqui é o único lugar que poderá encontrar tal serviço” são exemplos de infrações que devem ser evitadas.
Esse tipo de discurso não parte de fatos ou dados e pode ser visto como uma forma de tentar iludir seus pacientes. Por isso, evite sempre o uso de expressões como essas.
Anunciar equipamentos para mostrar superioridade a concorrência
O CFM não impede que os consultórios, clínicas e hospitais promovam anúncios sobre os equipamentos que possuem e como eles podem ser usados para um tratamento ou diagnóstico de doenças. No entanto, o médico não pode anunciar esses equipamentos como garantia de sucesso no tratamento do paciente. Essa prática pode ser uma forma de enganar as pessoas.
Usar termos e linguagem sensacionalista e de autopromoção
Não use imagens sensacionalistas, como por exemplo, fotos de pessoas infectadas, com níveis avançados de determinada doença. Essas imagens só tem como função chocar os pacientes e fazê-los acreditar que tem que correr para o consultório mais próximo. Essa prática é chamada de “clickbait”, e é altamente condenada no marketing.
Não faça uso desses tipos de fotos, seja claro e objetivo, evite transtornos com seus pacientes.
Realizar qualquer tipo de consulta, diagnóstico ou prescrição de medicamentos à distância
As consultas devem ser feitas sempre presencialmente, pois asseguram a capacidade do diagnóstico médico e evitam que erros sejam cometidos pela falta de observação que pode ser gerada em caso de um atendimento online.
Exibir fotos dos pacientes antes e depois de tratamentos ou cirurgias
É expressamente proibido o uso de fotografias de pacientes para mostrar resultados de tratamentos, seja em folders, anúncios impressos, publicidade em TV ou em campanhas para internet. Mesmo se a clínica, consultório ou hospital tiver autorização do paciente para uso de imagem.
Em eventos ou apresentações de trabalhos científicos, o uso de fotos é permitido, desde que se tenha autorização do paciente.
Essas são as principais dicas para elaboração das estratégias de marketing para divulgação de sua clínica e serviços.
Para saber mais sobre as restrições e regras quanto ao marketing médico, veja a lista completa no Manual de Publicidade Médica.
Lembre-se, que o objetivo é fornecer informações às pessoas e atraí-las ao seu consultório, devido a excelência do seu trabalho e atendimento. Você não deve divulgar serviços que não realiza, nem prometer curas que não consegue alcançar. 🙂