Existem vários erros comuns em instalações elétricas de uma casa que podemos estar cometendo sem perceber. Não é difícil encontrar casos de pessoas que querem economizar ou acabar rapidamente uma obra ou reforma, e que mais tarde tiveram problemas com a instalação, seja de segurança ou com gastos extras.
Não se atentar aos devidos cuidados, deixará sua instalação vulnerável à erros grosseiros que podem custar caro, além de comprometerem o bom acabamento do seu projeto e a segurança da sua casa.
Para evitar que você tenha problemas em sua instalação elétrica selecionamos para você os erros mais comuns que você pode cometer, não só na instalação em si, mas também durante o projeto elétrico!
1 – Conexões fora das caixas elétricas
A caixa de distribuição é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes em uma instalação elétrica, pois é pelo quadro de distribuição que passa toda a energia da instalação. Nunca conecte os cabos fora das caixas elétricas, já que elas protegem as conexões contra danos acidentais.
As caixas de distribuição tem o objetivo de distribuir todos os circuitos para os pontos de utilização da instalação, garantindo a segurança e o bom funcionamento, além de evitar defeitos e acidentes dentro da instalação.
2 – Tomadas perto da água
Com certeza você vai precisar de tomadas no banheiro, na cozinha e na lavanderia, não é mesmo? Por isso, atenção redobrada nesses locais: instale as tomadas com uma distância razoável das fontes de água.
Como a água conduz eletricidade, manter as tomadas fora do seu alcance reduz as chances de choques elétricos e de danos aos equipamentos. Evite também manipular os aparelhos com as mãos molhadas.
3 – Sobrecarga de instalação elétrica
Quem nunca plugou na mesma tomada o celular do crush para carregar, o seu notebook, a prancha de cabelo e o secador ao mesmo tempo? Sobrecarregar réguas, tomadas e benjamins é um dos erros mais comuns cometidos pelas pessoas.
Ao ligar diversos eletrônicos no mesmo ponto, aumentamos a chance de um curto circuito, de estragar os equipamentos ou ainda de acontecer algum acidente, como os choques elétricos. Fique atento à esses erros rudes bem!
4 – Fazer sozinho a instalação elétrica
A não ser que você seja um profissional eletricista, não faça a instalação elétrica sozinho(a). Não adianta economizar, é importante deixar um espaço no orçamento para contratar um serviço profissional, evitando um trabalho mal feito, futuras dores de cabeça, despesas extras, entre outros problemas mais graves, como um curto-circuito ou um incêndio. Você pode pedir por recomendações aos seus amigos ou encontrar bons profissionais pelo celular mesmo, por meio de aplicativos.
5 – Troca do chuveiro
Essa pode parecer a atividade mais simples e corriqueira, mas exige bastante atenção. Um dos erros mais comuns é instalar um chuveiro mais potente do que a instalação suportada. Por isso, fique atento à potência do chuveiro e se elá é equivalente à sua atual instalação.
Caso você não se sinta seguro em fazer esse serviço, procure ajuda profissional. Assim você pode evitar um acidente ou ainda evita de queimar novamente o chuveiro, por ter feito a instalação de maneira errada.
6 – Não proteger as tomadas quando houver animas e crianças em casa
Crianças, bebês e animais não tem noção do perigo que as tomadas oferecem. É sempre bom ter o supervisionamento de um adulto, mas não custa nada ter uma proteção extra para os pequenos e os pets. O mais fácil a se fazer é instalar protetores nas tomadas.
DICAS
Caso sua residência tenha dez anos ou mais e jamais passou por uma reforma no sistema elétrico, certamente está na hora de realizar uma verificação com um profissional habilitado.
- Fios e cabos com sinal de aquecimento mostram a necessidade de substituição.
- Não tente apagar incêndios elétricos com água. Esse é um erro bem comum, que só irá “abastecer” o fogo e pode causar uma eletrocussão se a causa do incêndio tiver como origem a eletricidade.
- Fios elétricos danificados, desgastados ou corroídos, além de prejudicarem o bom funcionamento do transporte de energia elétrica na instalação, aumentam as chances de acidentes elétricos.
- Fios e cabos com sinal de aquecimento mostram a necessidade de substituição.
Conhece outras dicas? Conte para gente nos comentários. 🙂