A crise econômica que assolou o país em meados de 2014, deixou diversas consequências e uma das mais graves foi o DESEMPREGO. Antes da crise, com o mercado aquecido, as pessoas tinham como prioridade a estabilidade do emprego fixo e não assumir os riscos de abrir o próprio negócio.

Prova disso, são os dados mais recentes divulgados pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), os quais apontam 57,4% de empreendimentos que nasciam no Brasil eram por oportunidade.

O Empreendedor por Oportunidade, é aquele que já possui conhecimento prévio de mercado e estratégias, ele sabe quais as oportunidades certas de investimento. Mas existem aqueles que atravessam alguma dificuldade e veem no empreendedorismo a saída para os seus problemas.

Na busca por alternativas para geração de renda, nasceu o conceito de Empreendedorismo por Necessidade. Empreender como alternativa ao desemprego, visando basicamente a sua sobrevivência e de seus familiares. Tendo pouca ou nenhuma experiência empresarial, eles encontram diversos contratempos que comprometem a prosperidade de seus negócios.

Empreendedorismo como alternativa para sair da crise econômica

Se você se enquadra nesse perfil e deseja começar a empreender ou melhorar seu negócio, tenha em mente que vai precisar se esforçar para ganhar conhecimento e aplicá-lo. E com empenho e dedicação será possível alcançar o sucesso. Para isso, temos algumas dicas valiosas que podem te ajudar: Estipule metas reais, estabeleça prazos e cumpra-os, e o mais importante, mantenha-se focado.

Mesmo com a recessão, o momento é favorável e de grande otimismo. Nesse cenário, o Empreendedorismo por Necessidade tem crescido cada vez mais, representando quase 50% dos empreendimentos criados nos últimos 3 anos e meio. Não há como questionar, o brasileiro tem sangue e alma de empreendedor e o país oferece grandes oportunidades para quem sabe aproveitar.

Cases de sucesso de empreendedores brasileiros

Muito acreditam que o empreendedorismo é feito por grandes empresários, pessoas muito ricas, mentes brilhantes, grandes empresas, ou ainda, que só os grandes negócios e com alto investimento se tornam um sucesso.

Se você pensa dessa maneira, vou te provar agora que você está enganado!

Veja essa lista, com 4 empreendimentos que nasceram da necessidade e que hoje, são grandes referências no mercado.

1- Hot Dog da Debinha

Com um pequeno carrinho de cachorro-quente, no bairro Glória, em Belo Horizonte, a empresa iniciou suas atividades. Presando pela qualidade dos produtos, o bom atendimento e a receita especial, o público cresceu e a Debinha teve que expandir e com apenas 5 anos de fundação o Hot Dog da Debinha já possui duas filiais na capital mineira. É a prova de que dá para empreender com algo simples, basta qualidade e esforço.

2- Barbearia Seu Elias

Barbeiro desde os treze anos por influência familiar, seu Elias, resolveu inovar o mercado de beleza e estética masculino. De um simples barbeiro do bairro, a pioneiro. Ele reinventou o estilo das barbearias no país, trazendo mais sofisticação, atendimento personalizado, equipe especializada e inovação. Atualmente, ele conta com quatro unidades em Belo Horizonte. O que ele fez foi pegar um negocio e reinventá-lo, tornando-se a referência no mercado.

3- Cacau Show

Você com certeza conhece essa marca, mas você sabia que ela começou com um garoto de 17 anos? Na páscoa de 1988, Alexandre Tadeu da Costa resolveu revender chocolates e conseguiu uma grande encomenda, mas qual não foi sua surpresa ao chegar na fábrica e descobrir que os 2 mil ovos de 50 gramas, não poderiam ser feitos, ela não produzia os ovos com este peso. Para honrar o compromisso ele, com a ajuda de uma senhora que fazia chocolates caseiros, comprou a matéria-prima e após três dias, em uma jornada de 18h por dia, o pedido foi entregue. E com o lucro dessa venda ele fundou a Cacau Show, uma das maiores redes de lojas de chocolate do mundo. Nem a idade de a falta de capital são empecilhos para quem quer empreender.

4- GuiaBolso

Mesmo sem muito dinheiro para investir é possível empreender e ter sucesso, com muita preserverança, é claro. Veja a história do Benjamin Gleason e Thiago Alvarez. Em 2012 com o projeto de um aplicativo de controle financeiro em mãos, eles bateram de porta em porta em busca do investimento inicial. Mas não foi fácil encontrar quem acreditasse na ideia.Após receberem 60 respostas negativas, eles finalmente conquistaram a confiança de investidores e puderam dar continuidade à ideia. Desde então, os empreendedores conquistaram mais que 90 milhões de reais em aportes. O Guia Bolso é hoje o aplicativo de finanças mais baixado no país. São mais de 3 milhões de usuários.

Afinal de contas, o que é um empreendedor?

Um empreendedor é um sonhador, alguém em busca do não convencional, quebra paradigmas, altera conceitos, corre riscos e tem ousadia para sair da zona de conforto. Mesmo com os obstáculos consegue alcançar seus objetivos. Se identificou?

Conheça uma plataforma que vai fazer por você o mais difícil: colocar clientes na palma da sua mão, sem te cobrar nenhuma comissão e ainda disponibilizar vídeo-aulas de como obter sucesso como empreendedor autônomo. Clique aqui para conhecer.

WordPress Video Lightbox